terça-feira, 24 de abril de 2012

CUIDANDO BEM DAS NOSSAS ROUPAS

Quantas vezes, acidentalmente deixamos (ou deixam) cair algo que pode manchar as nossas roupas. Vale a pena guardar estas dicas caseiras para quando os produtos industrializados não resolverem...

Tirando Manchas

Batom: Esta mancha pode ser removida mais facilmente molhando-se a parte manchada com água e, em seguida aplicar um pouco de bicarbonato e esfregando (delicadamente, se o tecido for fino) até a mancha desaparecer por completo.
Bebida alcoólica: Esfregar éter e depois enxaguar com água.
Bolor: Ferver o tecido manchado numa água contendo um pedaço de couro de bacalhau. Também desaparece aplicando uma mistura de 1 parte de amoníaco para 16 partes de água.
Café: Lavar imediatamente com água bem quente, ou colocar um pano embaixo da mancha e esfregar gelo sobre a mesma até ela desaparecer.
Pode-se também esfregar sobre as manchas um pano embebido numa mistura de álcool e vinagre branco, depois deixar secar.
Café com leite: Lavar com água e sabão, caso não saia, lavar com água oxigenada.
Chocolate: Molhar o tecido, em seguida esfregar de leve com um panos embebido com vinagre branco. Se o tecido for branco, utilizar água oxigenada 10 volumes.
Chiclete: Passar uma pedra de gelo até que a mancha endureça. Raspar com uma espátula e completar com lavagem conforme indicado na etiqueta da roupa.
Ervas: Esfregar a mancha ligeiramente com um pano embebido em álcool comum.
Pode-se também utilizar álcool 90° ou vinagre branco.
Ferrugem: Utilize suco de meio limão, adicionando uma colher de sal refinado. Produtos específicos para ferrugem podem também, ser encontrados em farmácias e supermercados. ( A mancha de ferrugem pode provocar um buraco na roupa).
Frutas e legumes: Aconselha-se lavar rapidamente o tecido ou passar um tecido embebido em vinagre branco, ou água oxigenada 10 volumes.
Frutas vermelhas: Se a mancha ainda estiver úmida, pulverize com sal e sabão liquido suave, deixe assentar por duas horas e enxágue bem.
Se a mancha já estiver seca, deixe o local de molho numa solução de bórax (uma colher para seis de água).


Nenhum comentário:

Postar um comentário